sábado, 2 de março de 2013

O Novo Ídolo


CRO, Flávio; MARQUES, Marconi. O Novo Ídolo, 2012, ação-intervenção urbana, pedalar da Praça da Liberdade até a Rua Guadalupe com São Miguel para enforcar minha bicicleta numa árvore, com uma corda de escalada, durante a Primavera dos Museus em Belo Horizonte.
Fotografia: Marconi Marques. 

O evento Rua Guadalupe, ocorreu na esquina da rua de mesmo nome com São Miguel, no Bairro Itapoã, Belo Horizonte, MG, Brasil, no dia de São Miguel Arcanjo - 29 de setembro, data que coincidiu com a primavera dos museus de BH - por iniciativa de um grupo de artistas - incluindo a Sol (Anne Solimar) - que decidiu convidar diversos artistas para um encontro de arte nesse cruzamento singular, pois a casa na qual residiam se localizava exatamente no encontro dessas duas ruas, num perpendicularismo único em nossa cidade. 
Diversos dos artistas presentes acentuaram essa forte influência religiosa, presente em nosso cotidiano, apresentando trabalhos em torno dessa temática, além de, com alguns outros, utilizarem a rua como palco para discutir as relações com a paisagem, com a cidade, com o trânsito, com os passantes. A porta da casa aberta para a rua, convidando o privado a ser invadido pelo público; a faixa de pedestres - a rua - invadida por desenhos feitos à várias mãos; o fogo consumindo sua chance de escalar ao céu, projeções de vídeo nas árvores e fachadas da casa; corpos rolando pelo asfalto enquanto a velocidade do trânsito tinha que se adaptar à lentidão do corpo; árvores tomadas por balões ou bicicletas; a voz dos corajosos que ecoava através do microfone hipnotizando os ouvidos; a comida que laçava o público pelo estômago; geravam paralelos em suas associações enquanto engoliam-no nesse espaço tomado, reutilizado através das relações fictícias da arte por outras relações humanas. Passar por lá e se deixar levar significou pertencer novamente a um determinado lugar, num determinando momento... 


MARQUES, Marconi. Orações a Nossa Senhora de Guadalupe e São Miguel, 2012, apropriação de cavalete de campanha política, com acréscimo de textos sagrados em seu verso, colocados na esquina da Rua Guadalupe com São Miguel, Belo Horizonte, MG, 1 x 0,5m. 

AUDMOUC, Fernando e Grupo de Dança contemporânea Centro Cultural UFMG, Deitar e Rolar, ação/intervenção urbana na rua Guadalupe.  

PERPÉTUO, Rafael. Nuvem/Previsão de Tempo/Névoa, 2012, objeto-ação, caixa contendo diversos tipos de fumos para a degustação do público. 

 PINEL, Marcelo. Sem Título, 2012, objetos, aquários cheios de líquidos e sólidos, bexiga e mangueira. 

SHIMA, Sobra, 2012, ação de passar o dia inteiro cozinhando com as sobras de comida trazidas pelos convidados do evento. 


SALVARO, Cleverson. Sem Título, 2012, ação de escavar o buraco deixado por uma árvore removida da calçada e atear fogo em uma escada que se consumiu no seu interior.

  
ALVES, Leonardo, Sem Título, 2012, instalação de frotagens, desenhos, objetos e plantas.












  

  
 CRO, Flávio; MARQUES, Marconi. O Novo Ídolo, 2012, ação-intervenção urbana, pedalar da Praça da Liberdade até a Rua Guadalupe com São Miguel para enforcar minha bicicleta numa árvore, com uma corda de escalada, durante a Primavera dos Museus em Belo Horizonte.

Fotografia: Marconi Marques. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário