domingo, 21 de outubro de 2012

O Quê é Real Pra Vc?


CRO, Flávio. O Quê é Real Pra Vc?, 2012, projeção de fotografia digital da apropriação de uma pichação anônima.

Apropriar... 

Desde seu nascimento a fotografia se apropria de nosso mundo visível criando recortes do mesmo, portanto minha primeira ideia para produção da imagem em questão foi me dirigir a exposição da semana da fotografia, no galpão 104 em Belo Horizonte e apropriar-me de outra de minhas fotografias que lá estava exposta, - apropriar-me de mim mesmo - mas por encontrá-la fechada minha tentativa frustrou-se. 

Voltando frustrado para o lugar no qual o carro estava estacionado – uma vez que queria mais do que "clicar" algo, ajudar a erigir um pensamento sobre o ato de se fotografar na atualidade - me deparei com duas intervenções urbanas, um sticker e uma pichação. Embora tenha fotografado ambas, a frase na pichação se apropriava dos questionamentos contemporâneos através dessa sugestão da subjetivação da realidade, afinal uma vez que o modelo de documento da verdade da fotografia declinou, através das dúvidas que o digital lançou, da impossibilidade de concluir o que seria este "original" na fotografia; seria o negativo? Os arquivos de dados? Cada uma das múltiplas cópias produzidas? 

Ao me apropriar de algo já apropriado penso contribuir para essa discussão da imagem, uma vez que a fotografia já nasce múltipla e multiplica suas questões ao se reproduzir em cada um que clica seus pensamentos em forma de recortes fotográficos.


Abertura da Mostra: Mosaico Minuto, Rio de Janeiro, RJ, Centro Cultural Justiça Federal - CCJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário