CRO, Flávio, Da Matéria dos Sonhos, 2007-(...)/2012, instalação em um quarto de um work in progress realizado com sacolas de compras recheadas com memórias.
Recebi um convite para apresentar um trabalho durante o aniversário de dois anos da Piolho Nababo, na Casa Vadia em Belo Horizonte, espaço que Fred Triani vêm mantendo como uma alternativa aos espaços culturais tradicionais de Belo Horizonte. O leilão é um projeto comercial-conceitual, impulsionado pelos artistas Froiid e Desali e animado pela irreverência dos leiloeiros Daniel Toledo e João Perdigão, no qual os lances de todos os trabalhos iniciam-se com R$ 1,99; o que é uma atitude de deboche frente aos grandes leilões, mas também irônica, pois o insere nos mesmos meios de validação capital da arte que são criticados, através do estabelecimento de um nicho comercial paralelo e fantástico.
Leilão Piolho Nababo do Dia das Crianças, na Casa Vadia, com show da banda Absinto Muito.
A muito considerava que o trabalho Da Matéria dos Sonhos tinha muito em comum com as questões do Projeto da Piolho. Seu título advêm de uma passagem de A tempestade, de William Shakespeare (vol I, p. 48) "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."
O trabalho é apresentado como um work in progress, uma coleção de sacolas dependuradas, que do lado de fora pressupõem sonhos de consumo Pop - ou lixo - enquanto que, em seu interior, foram ensacadas memórias: de lugares que fui, coisas que achei, ou que ganhei, lembranças que guardei, etc.; todas prefigurando essa nossa compulsão pela preservação, mas que é, como a memória, incerta.
Cada sacola recheada de memórias recria as relações que tecemos em nossa mente, mas que, como elas, são incapazes de garantir uma verdade a nós mesmos ou àqueles que, movidos pela insana curiosidade, as adquirirem apenas para praticar uma arqueologia de suas entranhas, dentro das quais encontrariam apenas pistas que talvez sequer saciem suas vontades, ao montarem seus próprios quebra-cabeças...
CRO, Flávio, Da Matéria dos Sonhos, 2007-(...)/2012, instalação em um quarto de um work in progress realizado com sacolas de compras recheadas com memórias.
Montagem da instalação: Da Matéria dos Sonhos, durante o Leilão das Crianças, Piolho Nababo na Casa Vadia.
Ocupação de Carol Merlo, Rachel Leão e... Durante o Leilão das Crianças, Piolho Nababo na Casa Vadia.
Rachel Leão e... Durante o Leilão das Crianças, Piolho Nababo na Casa Vadia.
Carol Merlo e... Durante o Leilão das Crianças, Piolho Nababo na Casa Vadia.
Intervenções nas paredes da Casa Vadia.
Durante o evento um brechó se instalou na instalação...
Radharani Lenine intervindo experencialmente com o público da instalação-brechó.