quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Teia da Contorno



CRO, Flávio; ROCHA, Diogo. Teia da Contorno. 2017. Performance-Desenho, desafio de desenhar a teia da Av. do Contorno em Belo Horizonte, MG, Brasil, pedalando por todas as suas ruas internas e gravando a ação com um aplicativo de GPS para celular. 217Km, 16h.

No dia 20 de junho de 2017 eu e o ciclista Diogo Rocha realizamos um feito inédito para a arte do ciclismo mineiro, completamos o desafio de desenhar a Teia da Contorno no mapa, ou seja, passar pedalando por todas as ruas dentro da "circunferência" da Av. do Contorno, na cidade de Belo Horizonte, MG, Brasil e registrar o trajeto no aplicativo Strava - o aplicativo monitora os percursos, via GPS e sobrepõe o traçado ao mapa dos locais percorridos. Foi nossa sexta tentativa, depois de vários erros de cálculo, planejamento, estratégias, atropelamentos, cansaço, fadiga, desistências, etc. 

Usar o corpo, através da bicicleta, a foça produzida pelo esporte associado a máquina, para a realização de um desenho de 200km, nos dá uma pista do esforço necessário para configurar os grandiosos desenhos de Nazca, no Peru, um feito que pede que mudemos nossa perspectiva para alcançar sua visão no horizonte. A primeira vez que tal ideia me foi apresentada, foi pela ciclista e artista Lilian Martins, que compartilhou esse desejo e com a qual fizemos a primeira tentativa, junto com outros ciclistas como Pedro Parisi, Marcus Soares, dentre outros. Mas mesmo falha, essa tentativa nos possibilitou dimensionar o grau de complexidade e tamanho do projeto. A maioria dos ciclistas participantes abriram mão de continuar tentando, mas por ocasião dos treinos e participações nos desafios para o Projeto de Super Randonneur - distinção conferia para quem pedala uma série de pedaladas de 200, 300, 400 e 600 km -, pelo clube mineiro Inconfidentes Pedalantes, conheci o ciclista Diogo Rocha, que abraçou a ideia, por dividir esse mesmo desejo a muito tempo, e passamos a nos empenhar seriamente em concluir a façanha. 

O corolário do desafio deu forma a um desenho gigantesco, expandido ao tamanho do coração dessa cidade e realizado através dessa performance ciclística, que mais do que uma arte do pedal, se tornou uma arte de paciência e determinação.

Dados do aplicativo Strava





Matéria online no Jornal O Tempo sobre uma das tentativas


Desenho da Grade se formando nos aplicativos










Fotos do Processo


Vídeo do aplicativo Relive de uma das tentativas.















Fotos das "falhas" nas diversas tentativas 

2 comentários:

  1. Bela descrição do nosso desafio! Deu até vontade de fazer novamente! ;)

    ResponderExcluir
  2. Musos! Realmente é algo que muita gente já comentou nos vários circulos (eita) ciclísticos que participei ao longo dos anos. Uma conquista épica! Parabéns randoneiros do cicloturismo urbano!

    ResponderExcluir