segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Alianças Vivas


CRO, Flávio. Revoada, 2016, montagem de quebra-cabeças de madeira na parede, dimensões variadas.

A Aliança Francesa tenta a cada ano, através do seu espaço cultural "Galeria George Vicent", promover e valorizar a criação artística mineira. 

Em dezembro de 2015, quando lançamos o edital de ocupação 2016 da nossa galeria, momento em que acontecia em Paris a COP 21, nosso objetivo era simples: criar uma relação entre arte e sustentabilidade, abrindo uma janela para todas as interpretações possíveis. 

A riqueza e a variedade das propostas recebidas mostraram a consciência e o engajamento da arte mineira para o meio ambiente, o patrimônio, a cidadania, entre outros exemplos de temáticas sustentáveis.

Assim, essas exposições, sensibilizações poéticas à temática da sustentabilidade, criaram um incentivo para lançar um projeto piloto: as Alianças Vivas.

A partira das obras artísticas, gostaríamos de convidar cidadãos, coletivos, associações e empresas a criarem sinergias de ações coletivas. A cada mês, de março até novembro, com uma temática relacionada a cada exposição, iremos propor nove palavras chaves: iniciativa, inventário, florescência, água, economia circular, cidadania, convivência, biodiversidade e patrimônio.

Visando esse objetivo criamos 2 laboratórios, de tamanhos micro e macro, para reunir e impulsionar iniciativas cidadãs que visibilizassem a realização desse projeto. Tivemos a sorte de encontrar um parceiro muito importante, a Savassi Criativa, que nos ofereceu a possibilidade de tentar visualizar o projeto dentro do laboratório macro: o bairro Savassi. Enquanto que o prédio da Aliança Francesa se tornou o seu laboratório micro. 

Idealmente, esse laboratórios, representam territórios de criações, pesquisas e de iniciativas para desenvolver ações participativas e coletivas para mudar, passo a passo, nossa vida cotidiana. Essas ações resultariam na criação de um jardim urbano, no aproveitamento da energia solar, na ocupação do espaço público, na sistematização da triagem seletiva de lixo, na Festa dos vizinhos ou do Patrimônio: pistas de ações colaborativas a desenvolver! 

Convidamos vocês a se juntarem a nós e anos nossos parceiros, para assinar o manifesto que se encontra dentro desse programa cultural 2016.

Sendo assim, seremos uma "imaginação coletiva para uma Belo Horizonte sustentável..." 



Pierre Alfarroba
Diretor da Aliança Francesa BH

Thierry Carré
Presidente da Aliança Francesa BH




CRO, Flávio. Revoada, 2016, montagem de quebra-cabeças de madeira na parede, dimensões variadas.

A abertura do projeto aconteceu como mostra Iniciativas, de 23/03/2016 a 13/04/2016
 Cecília Alvarenga - Florescência
 Alves - Sertrangênicos e Cerrado em Quadrinhos 

 Daniel Pinho, Renata Laguardia, Miguel Gontijo - Limitrocidade 


Baba Jung - Metamorfose do Abandono




Efe Godoy - Como se eu Estivesse lá


Vitor Novato - Nós Edifício

 Fernanda Fernandes - KM 4






Espaço e trabalhos.


Catálogo do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário