CYRINO, Clarice; CRO, Flávio; MARQUES, Marconi. Jogos de Carnaval, 2013, quebra-cabeça de uma fotografia de pintura corporal, 30 x 20cm.
AMOstra de Carnaval de Rua, de Belo Horizonte, aconteceu no inicio de março de 2013 por iniciativa de Glauco Dias, Silvia Herval, Flávia Mafra, Jana e Flora, que acabaram recebendo um convite do Grupo de Teatro Espanca!. Agindo como motores da AMOstra o grupo acabou impulsionando uma construção coletiva, que agregou aos eventos de montagem e desmontagem uma continua contribuição dos participantes que acrescentavam ou retiravam suas lembranças a partir de seu fluxo, bem como do público que, durante os cinco dias do evento, não cessou de colaborar com a presença, com fotos, objetos, achados ou perdidos, hinos, bolos, música, dança, etc.
Quebrada a timidez inicial as paredes vazias foram se cobrindo e logo o evento tomou conta e recriou a sede do Espanca! A rua passou a ser tomada por diversas iniciativas desses populares, que reviveram a calçada nas tardes calorosas de março, refrescadas à banho de mangueira! O evento se tornou um ponto de encontro espontâneo que cativava os passantes e endereçava a muitos belo-horizontinos, talvez ainda inflamados pelo espírito de reconquista das ruas que o carnaval acendeu na cidade. Cada vez mais movimentos como esse se tornam marcantes e são, por muitos, vistos como indicadores da recuperação da saúde de Belo Horizonte que há muito parecia não nos pertencer...
AMOstra de Carnaval de Rua, de Belo Horizonte.
Fotografias: Pedro Saldanha (com exceção da 1ª, 3ª, 4ª e 5ª fotografias)